terça-feira, 10 de setembro de 2013

Que medidas tomar após um estupro.



    Definição de estupro: “Artigo 213 do Código Penal - O estupro é constranger a mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça.”
É lógico que ninguém quer que um evento como esse bata a nossa porta, entretanto, não podemos ignorar que é possível que ele nos ocorra. Caso sejamos vitimas desse crime há várias providencias que devemos tomar.
Telefone disponível para todo território brasileiro.

    A mais importante é cuidar da nossa saúde, no entanto, é super importante fazer o registro do crime na delegacia de polícia. Sabemos que é constrangedor, que é doloroso e demorado, entretanto, é muito importante, pois pode provocar a prisão do agressor. Compreendo que logo após o estupro a gente se sente invadida por muitos sentimentos contraditórios e dolorosos (sei disso porque já fui vítima também), no entanto, esses procedimentos são fundamentais pra impedir que o estuprador continue impune, agindo e causando dor a outras famílias. Pode parecer absurdo, mas um crime como esse provoca muita dor em toda família e pode deixar sequelas em todos os envolvidos.  



    O ligue 180 é um serviço da  Central de Atendimento à Mulher, o serviço é ofertado pela Secretaria de Políticas para Mulher (SPM) e tem o objetivo de receber denúncias ou relatos de violência,  e de ORIENTAR as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente e, ENCAMINHA-LAS AOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS quando necessário. " . Observatório Brasil da igualdade de gênero.

     Após ter sido vítima desse crime só nos resta tomar uma série de providências que serão fundamentais pra restauração da nossa saúde, para preservação de provas que poderão ser usadas contra o agressor e denúncia do crime. São elas:

  1.   A delegacia da mulher indica que a primeira providencia a tomar seria ir até a delegacia da mulher (funciona 24 horas, em Fortaleza, o telefone é 3101-2495, outras cidades estados veja aqui ).  
  2.  Sabemos que em muitos casos a vítima precisa ir direto pra o hospital. Nesse caso, não se preocupe com a denúncia, ela poderá ser feita em até 72h. (hospitais especializados no atendimento a vítima de violência aqui).
  3.  Não lave ou jogue as roupas fora, envolva-as em sacos plásticos e leve-as para a Delegacia quando for fazer a denúncia. 
  4.  Não faça duchas vaginais, ou limpe as unhas caso tenha causado algum ferimento no agressor com elas. 
  5.  Quando o autor da agressão for desconhecido procure guardar a aparência física, das roupas ou de outros detalhes que ajudem a identificá-lo. 
  6.  Se puder, no momento da denúncia, leve seus documentos pessoais e endereço completo. Se possível o nome e endereço do autor do delito. 
  7.  Seja no hospital ou na delegacia os profissionais estarão preparados pra prestarem as orientações necessárias sobre os procedimentos que serão tomados em ambas instituições, procure a assistente  social. 


      Algumas observações são importantes: você não poderá se coagida a fazer qualquer procedimento que se recuse a realiza-lo. Você poderá inclusive se recusar fazer a denúncia, entretanto, esse procedimento poderá ajuda-la se for necessário recorrer a um aborto em decorrência da violência. Em caso de estupro o aborto legal poderá ser realizado até a 20ª semana.   

   Os hospitais especializados oferecem gratuitamente medicamentos profiláticos – principalmente contra o vírus HIV –, pílula do dia seguinte (preventiva da gravidez), além de acompanhamento médico e psicológico. Você também tem direito a acompanhamento jurídico gratuito.
   
    Se mesmo depois dessas orientações lhe restarem dúvidas, você pode ligar no 180, através da central você poderá receber as orientações necessárias. O serviço é gratuito, funciona 24 horas e atende chamadas de todo Brasil.
Boa sorte!

Sem comentários: