domingo, 24 de novembro de 2013

Os outros adjetivos que dão significado para a palavra "Puta".



Hoje me deparei com esse “textículo” na internet e não me segurei, achei imprescindível dividi-lo como vocês. Não consta o nome do autor nem a fonte, portanto, me senti a vontade para reproduzi-lo aqui.

 A Sociedade Feminina Brasileira se queixa do tratamento machista existente na gramática portuguesa (com razão!!).
Olha alguns exemplos:



Cão.......................Melhor amigo do homem   /              Cadela.............................................Puta 
Vagabundo................Homem que não trabalha / Vagabunda......Puta Touro.....................................Homem        forte      /                 Vaca........................................Puta 
Pistoleiro................Homem que mata / Pistoleira....................Puta Aventureiro.............................Homem  que se arrisca    /     Aventureira...........................Puta
Garoto de rua.....................Menino  pobre   que vive na rua / Garota de rua................. Puta
Homem da vida..................Sabedoria   ao longo da vida     /   Mulher da vida...............Puta
O Galinha...............O "bonzão" que traça todas / A Galinha..........Puta Tiozinho..................Irmão mais novo do pai / Tiazinha..................Puta Feiticeiro................Conhecedor de magias   /         Feiticeira...............................................Puta
Puto............................Nervoso,     irritado,        bravo      /              Puta...............................Puta
E para finalizar:
O Homem....................................Vai sorrir/ Mulher....................Vai ficar puta...
 

FRANCAMENTE........!!!!!!

Mas afinal o que seria puta, essa palavrão tão doce na boca da nossa sociedade? 

Existem várias hipóteses sobre a origem da palavra e sua significação. Algumas delas estão logo abaixo:
 


As termas (Estabelecimento destinado ao uso terapêutico das águas medicinais quentes. Banhos públicos dos antigos romanos) eram cuidadas e mantidas por mulheres, sacerdotisas de Afrodite, ou Vênus em latim. Tinham grande cultura e dedicavam-se também em cuidar das pessoas que as freqüentavam. Seu nome, em latim, era "Putae", e deram origem à palavra "puta" em nosso vernáculo, com significado bastante diverso, como observamos. E porque isto ocorreu? Simplesmente porque esta palavra derivou de "Publis", que queria dizer público e estava associada com a palavra "Púbis", cujo significado é idêntico tanto em latim como em nossa língua. Por outras palavras, as sacerdotisas cognominadas "Putae", não eram prostitutas como o nome passou mais tarde a sugerir, mas mulheres de grande cultura e dedicadas à vida pública, o que poderia eventualmente incluir uma relação erótica, com alguém de sua escolha. Mas isto nada tinha a ver com prostituição, como a igreja propalou e este ritual, que era um hábito de saúde e higiene, foi abandonado a partir da queda do Império Romano, sendo consideradas as termas pela igreja cristã locais de perdição, uma vez que os homens e as mulheres ficavam nus. Rosane Zigunovas.

Já prostituta  derivou do italiano quando antigamente, em Roma, essas profissionais “ficavam” (stare) “em frente” (pro-) dos possíveis clientes, fazendo uma exibição do material oferecido. Daí prostituere, “prostituir-se”. Origem da Palavra.

Outra hipótese é  que  significa simplesmente 'menina'.
 
Na origem da palavra, em latim, 'putta' é menina. E, por mais paradoxal que seja, de sinônimo de ingênua, passou a ter a conotação atual, ao longo do tempo, sem uma explicação clara. "A palavra 'putta' em italiano antigo significa 'menina' e é preservada em dialetos", afirma o linguista Mário Viaro, da USP.
"No português europeu, puto é um menino pequeno, usado sobretudo no diminutivo 'putinho'." A palavra existe em português, espanhol, francês e italiano.

Uma versão popular sobre a origem da palavra, popular sobretudo na Espanha, fala da deusa PUTA, uma das divindades agrícolas romanas, responsável pela poda (puta, em latim). No dia em que podavam as árvores, as sacerdotizas exerciam a prostituição sagrada, em honra à deusa. Com o passar do tempo, o nome da deusa virou sinônimo de prostituta. Professor Giedrer.
 

Poderia me estender por linhas e mais linhas sobre o caráter sexista da nossa sociedade, entretanto, prefiro pensar sobre o caráter degradante sobre ser “puta”. Porque pensem comigo, se há alguém se prostituindo é porque há “clientes”. Opa!

Então a mulher é puta e homem é cliente. Portanto podemos concluir é que a prostituição é uma atividade degradante que tem impacto somente sobre o caráter feminino? Acho que precisamos refletir um pouco sobre a forma como vemos as mulheres.



Sem comentários: