segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Beijo gay na Globo em plena manhã - Avanço no combate a homofobia




Saindo da cômoda posição conservadora, a reacionária Rede Globo de televisão, exibe beijo gay em plena manhã da última quinta-feira, dia 14. 



O tão esperado beijo entre dois rapazes, que estava previsto pra rolar no horário nobre, na novela das 9:00 h, foi vetado pela direção da emissora. Enquanto as entidades ligadas aos movimentos LGBT ainda lamentavam a censura da cena, Fátima Bernardes saiu na frente e exibiu o pedido de casamento, que um rapaz faz ao seu parceiro, e um beijo entre eles, num bar de Maringá, no Paraná durante um flash mob. Durante a brincadeira os rapazes se beijaram e trocaram carinho.

O vídeo (aqui) foi exibido com o intuito de acender a discussão sobre educação sexual e homossexualismo e a responsabilidade dos pais em conversar sobre o assunto com os filhos. O que surpreendeu foi a forma de abordar o tema, de uma forma natural e sem censuras, o que é espantoso em se tratando da Globo, uma emissora conhecida pelo sua dificuldade em abordar temas delicados ou polêmicos.

O movimento da emissora, no sentido de exibir as imagens, parece uma tentativa de naturalizar a visualização de cenas como as do vídeo. Num país como o nosso, nitidamente homofóbico, esse movimento pode representar uma tentativa de rompimento com esse modelo de sociedade, androcêntrica e hetero normativa.

A prática de carinhos e carícias homoafetivas em público permanece tabu. A Nossa sociedade ainda não aprendeu a lidar com a diversidade sexual (Pra ser precisa, a sociedade ainda não sabe lidar nem com a sexualidade hetero). A exibição da cena, apesar de representar um marco, passou despercebida pelo grande público. Talvez tenha sido assim por conta da maneira extremamente natural que o material foi veiculado. 

A produção tratou o tema de forma despretensiosa, sem alardes. Foi uma boa sacada mostrar pessoas que encararam a cena de forma bastante natural, como pessoas que se sentiram incomodadas com ela. Com essa medida foi possível verificar a quantas andam o preconceito na nossa sociedade, e ele anda bem elevado.

Bem, para além do simbolismo, o passo que a emissora deu foi bastante corajoso, veicular a cena logo pela manhã poderia ter despertado a ira dos conservadores e ter gerado uma explosão de protestos e manifestações contra. No entanto, a Globo exibiu a cena justamente para crianças e seus pais, e o ambiente escolhido para a exibição foi uma escola, o que pode ter deixado os “baluartes da moral e dos bons costumes” desconfortáveis para fazerem criticas a respeito.

Apesar de toda a estratégia e cuidados o gesto gerou muitas críticas, principalmente dos evangélicos que acusam a Globo de querer acabar com a família. É lamentável que existam pessoas que creem que a simples exibição de cenas de carinhos homoafetivo possam ameaçar a existência da família. 


O que ameaça a família, e me refiro a família convencional como a pregada pelos evangélicos, é o machismo que eles fomentam, é idealização da mulher submissa e resignada, é a forma autoritária com é tratada a mulher. O que acaba com a família é a fome, é o desrespeito e a falta de afeto.

Muito embora desagrade a muita gente, a gradual veiculação de cenas como estas pode fazer toda a diferença no combate ao preconceito e homofobia. A TV também tem a função de quebrar paradigmas e apontar para novas direções. E surpreendentemente a Globo aponta para a direção da tolerância e o respeito a diversidade sexual.    


Sem comentários: