sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Arte contra a violência na Índia - Deusas violentadas



Ainda sobre a violência na Índia, mas dessa vez pra falar sobre uma linda iniciativa, a de tentar reverter a cultura de violência contra a mulher através da arte.

Na contramão das condutas de violência contra as mulheres, existem outras que visam subverter a lógica social, como a campanha publicitária criada pela empresa Taproot. A campanha trouxe à tona o reflexo do cotidiano, ou seja, a violência doméstica contra a mulher, impressa sob o símbolo máximo de um povo: a religião. A empresa utilizou de antigas imagens de Deusas da cultura Indiana para trazer as marcas empregadas pela violência às mulheres comuns, despertando assim um olhar de contradição no público atingido. Como as mulheres, divinizadas em determinado espaço, podem ser violentadas no seu cotidiano? Este é o reflexo que o individuo deve se ater no momento em que visualiza a peça publicitária.
As imagens são pinturas que atualizam velhos retratos a óleo de Deusas Indianas, tendo os detalhes dos adereços sido pintados ou fotografados para dar maior realidade à figura. Além da imagem, o texto é também impactante: "Reze para que este dia nunca chegue. Hoje, mais de 68% das mulheres indianas sofrem violência doméstica. Amanhã, parece que nenhuma mulher será poupada. Nem aquelas pela qual oramos".
As campanhas ainda apresentam um número disque-denúncia. Na Índia, somente no ano passado, foram registrados 244.270 crimes cometidos contra mulheres. Uma situação que precisa ser revestida e pela qual a ação se propõe. Abaixo, algumas das Deusas indianas impressas nos cartazes da campanha:


 







Sem comentários: