sábado, 28 de dezembro de 2013

Bancada Evangélica revelou-se a mais ausente, incompetente e corrupta.



Vocês devem estar se perguntando; o que diabo tem haver a bancada evangélica com a violência contra a mulher ou com feminismo?

Se nos permitirmos um breve resgate vamos nos lembrar que a bancada evangélica é um dos principais entraves a aprovação de alguns projetos de interesse feminino, tais como a descriminalização do aborto, a distribuição gratuita da pílula do dia seguinte, as assistência e orientações de mulheres que foram vítimas de estupro, inclusive com a interrupção da gravidez, dentre outros.
 
Parlamentares evangélicos em momento de oração (Saulo Cruz/Agência Câmara)

Pesquisando um pouco sobre a bancada encontrei um texto muito bom que resume bem o que significa ter a uma bancada que não representa os interesses dos eleitores e que esta mais ocupada em aumentar o poder de atuação e de arrecadação das suas respectivas igrejas. Veja o artigo de Leonardo Rossatto Queiroz.

É nítido que a grande força das igrejas neopentecostais está em seu poder midiático. Nisso as igrejas apresentam um padrão de marketing muito similar ao marketing político. Com a diferença de que o político quer seu voto, enquanto o representante eclesiástico quer sua fidelidade e sua frequência na igreja todas as semanas.
Por isso a facilidade desses representantes eclesiásticos em ingressar na vida política. Como representantes de igrejas, e não de todo o protestantismo, contando com milhares de votos de fiéis. Afinal, não há melhor forma de conseguir voto do que sendo guia religioso de alguém. Sim, guia religioso, porque é quase consenso que os valores neopentecostais não tem nada a ver com os valores cristãos bíblicos.
E, no Congresso, esses representantes de igrejas isoladas agem unidos. Formam uma BANCADA. Como se fossem uma coisa só. Como se, de fato, representassem alguém. Não são. Não representam. São fruto de um atalho político aliado a uma política de manipulação de fiéis, com um poderio econômico mal explicado, desses que nem vale avaliar a origem, sob pena de entrar em depressão...
Um bando de líderes conservadores mal preparados, eleitos por fiéis manipulados, assume a posição de BANCADA no Congresso, como se de fato representasse os cristãos. E, se colocando em nome de TODOS os cristãos, defende coisas absolutamente abomináveis e anti-cristãs, como a cura gay, por exemplo. E divulgam isso através de seus meios de comunicação, como VERDADES CRISTÃS. Nesse contexto, prejudicam os cristãos de duas formas:
a) Manipulação da informação: uma característica do protestantismo, em geral, é a adoção da Bíblia como “revelação da Palavra de Deus”. Esse caráter de revelação, enfatizado nas igrejas pentecostais e neopentecostais, leva muitos fiéis, especialmente os mais humildes, a um conformismo osmótico. O conformismo osmótico, nesse caso, significa aceitar não apenas a Bíblia, mas também a palavra de seus líderes, como verdade absoluta, por osmose. E torna essa massa de fiéis suscetível a toda espécie de manipulação da informação. Para esses fiéis, seus líderes são dotados de uma infalibilidade quase papal. E são claramente manipulados. Pois, além de serem falíveis, esses líderes tem interesses políticos conservadores e interesses econômicos. Eles ganham com o conservadorismo e com o “controle” de seus fiéis.
2) O Conservadorismo de alguns macula todo o cristianismo
Ao se assumirem como “bancada evangélica”, esses neoconservadores maculam todo o cristianismo. Por vários fatores:
a) Lutam contra o Estado laico:
Um dos principais fatores que fez o protestantismo florescer no Brasil a partir do final do século XIX foi a adoção do Estado Laico, em 1889, por ocasião da Proclamação da República. O Estado Laico foi o responsável pela liberdade de culto, e a liberdade de culto é um dos principais pressupostos para qualquer sociedade séria. No entanto, eles lutam contra o Estado Laico. No sentido de que eles se voltam com frequência contra os cultos de origem africana, tentando barrá-los pelas mais diversas justificativas: magia negra, sacrifício de animais, ou puro preconceito mesmo. Vários setores da sociedade já perceberam isso e se mobilizam contra a atuação perniciosa da bancada evangélica.
b) São preconceituosos
Jesus Cristo disse na Bíblia: “não façam acepção de pessoas”. Mas a bancada evangélica aparentemente não aprendeu essa lição, e são os grandes especialistas em ter preconceito contra os outros. A “cura gay” é um exemplo. Os homossexuais são alvos, assim como as feministas (que defendem o aborto), e todo e qualquer movimento social. Prova disso foi o enorme lobby na eleição de 2010 contra o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que tirou muitos votos de Dilma Rousseff. Não apenas por oportunismo do Serra: mas porque, de fato, havia uma demanda neoconservadora reprimida, construída em anos de lavagem cerebral disfarçada de amor cristão...
c) Fisiológicos e Corruptos
A bancada evangélica está mais interessada em cargos do que em propagar a fé cristã. Prova disso é que, para acalmá-los, Dilma deu um MINISTÉRIO para eles. E não é o Ministério de Louvor ou de Intercessão não. É o da Pesca. Ok, é um ministério pouco relevante. Mas, se o lobby é forte a ponto deles ganharem um ministério, que se organizem em um partido político então. E que lutem por interesses específicos. Além disso, são acusados constantemente de corrupção. Em 2006, por exemplo, o índice de reeleição da bancada evangélica foi apenas de 25%. O motivo: a maioria dos deputados da bancada tinha sobre si acusações de corrupção.  Aleatório,Eventual & Livre.

Para além destes, temos de considerar o quanto a bancada reproduz conceitos machista e patriarcais. De acordo a maioria dos pastores evangélicos as mulheres devem ser submissas ao homem e obedecê-lo cegamente. Não vou me estender sobre certos dogmas pregados dentro das igrejas porque há sempre formas de reverter a história e nos acusar de desconhecer a igreja ou a “palavra de Deus” e de estarmos sendo preconceituosos com os evangélicos, dentre outras acusações completamente sem fundamento.

No entanto, uma coisa que não se pode negar são fatos, dados do site Transparência Brasil indicam que todos os deputados que a compõe a bancada evangélica respondema processos judiciais. 95% da referida bancada estão entre os mais faltosos e 87% estão entre os mais inexpressivos do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Na última década não foi proposto ou elaborado por um parlamentar evangélico um só projeto de expressão, ou capaz de representar alguma medida de relevância para a sociedade brasileira.



"Além de questões como o aborto e o casamento gay, os representantes dos evangélicos no Congresso têm outras áreas de interesse, como a de concessões de rádio e TV – por causa de programas e canais, comerciais e comunitários ligados a igrejas. Há ainda projetos específicos caros ao setor. Um deles é o que dá poder às igrejas para contestar leis junto ao Supremo Tribunal Federal. O texto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e aguarda mais uma comissão antes de ir a plenário. A aprovação desse projeto será prioridade do grupo em 2014." Inforgospel.

Então podemos concluir que a dita BANCADA EVANGÉLICA presta um desserviço a nossa sociedade, impregna a estrutura política de conceitos arcaicos e machistas impedindo que pautas e projetos progressistas sejam discutidos e aprovados. Sem contar não cumprem com suas funções e deixam ocioso o cargo que poderia ser ocupado por alguém realmente produtivo. Apesar disso, somente através da tática de votar contra, a BANCADA ignora a laicidade do Estado e tenta impor um governo fundamentado em preceitos religiosos que mais interessa a setores conservadores e restritos de algumas igrejas ignorando a vontade da maioria.


1 comentário:

Paulo Pires de Oliveira disse...

"Então ... a Bancada Evangélica presta um desserviço a nossa sociedade, impregna a estrutura política de conceitos arcaicos e machistas impedindo que pautas e projetos progressistas sejam discutidos e aprovados." "Ociosos e improdutivos." Eu sou crente em Cristo há 52 anos; não gosto do papel político desenvolvido pelos políticos ditos evangélicos, mas não pelas razões apontadas pela GOTA D'ÁGUA. Muito ao contrário, para a GOTA D'ÁGUA, prestar um desserviço e ser arcaico é combater a promiscuidade, a imoralidade, a prostituição, a pedofilia, o casamento gay, etc. Ser ocioso e improdutivo é não propor projetos de incentivo à destruição da família, com o fim de desorganizar a sociedade para mais facilmente dominá-la; é não legislar em benefício dos poderosos, que se beneficiam desta verdadeira farsa democrática, onde o povo "comum" tem duas obrigações - votar e pagar a conta dos ladrões, mas não tem direito algum; sequer tem o direito de comer das riquezas que produz. Uma democracia que garante o direito dos poderosos explorarem os sem poder. Ao passo que discordo deles porque não combatem a corrupção, assim como os cerca de 90% dos parlamentares católicos que, ou são corruPTos ativos ou são codrruPTos passivos. Quando confrontados, fazem o mesmo que o lula mensalão e a dilma lava jato: "EU NÃO SABIA". AÍ O GOTA D'ÁGUA FAZ O MESMO. EU NÃO VOTEI E JAMAIS VOTAREI EM QUALQUER DOS ATUAIS PARLAMENTARES DITOS EVANGÉLICOS, mas vejo na crítica do GOTA D'ÁGUA apenas pré-conceito, daí a minha discordância.