sábado, 14 de dezembro de 2013

Vereador mineiro agride verbalmente professora e em tom de ameaça; “daria um coro” nela




A violência contra a mulher está de tal forma institucionalizada no nosso país que um homem público, vereador, não se furta de agredir publicamente uma professora que estava exercendo seu direito de manifestação num espaço também público. O mais surpreendente nesse episódio criminoso é que ele foi cometido por um religioso (embora seja conhecido o caráter conservador e sexista da maioria dos evangélicos).

ALTEMAR DE FREITAS CARDOSO“O vereador Pastor Altemar (PSDB), de Montes Claros (418 km de Belo Horizonte), fez ofensas e ameaças à professora Iara Pimentel durante entrevista à TV Câmara do município, realizada no último dia 26. O parlamentar estava irritado com as manifestações de protesto da docente em sessões da Câmara. ‘Pense numa mulher desclassificada, sem caráter (...) ela vem inferniza, faz as manifestações. Se pudesse eu mesmo dava um coro nela. Pensa numa mulherzinha de baixo nível. É aquela Iara’, afirmou. Em seguida, Pastor Altemar ataca a professora ao dizer que ela vai à Câmara porque quer ‘arranjar um marido’. ‘Tá aí, encalhada, e vem pra cá querendo arranjar um marido. Ou então tá interessada em algum vereador (..) É um lugar público, não é uma zona, um cabaré não. Eu vomito ela (sic).’ O caso provocou revolta nas redes sociais. A professora, que integra movimentos sociais que acompanham as sessões plenárias na Câmara, apresentou denúncia na Casa e pediu a cassação do parlamentar. Na segunda-feira (9), a abertura de processo de cassação de Pastor Altemar foi rejeitada por 13 votos a nove. Agora, a Comissão de Ética analisa a conduta do vereador. “ Uol.
 
O discurso não é nada inovador e não foge do clichê que apregoa que a mulher politizada é uma desocupada ou mal amada. Esse é o pensamento mediano da nossa sociedade e que lamentavelmente é repetido nas instituições que deveriam servir de referencial no trato com as mulheres. As declarações não só são sexistas como também representam uma clara ameaça à integridade física Iara. É inadmissível que um vereador se refira a uma cidadã nestes termos, de forma desrespeitosa e ameaçadora.

Acho que esse senhor não se deu conta de que estamos num Estado que caracteriza a “incitação ao crime”, a “injúria”, a “difamação” como crimes previstos no código penal brasileiro. O referido vereador deveria ter no mínimo o cuidado quanto às declarações que ele faz, pois em se tratando de pessoa pública deveria no mínimo respeitar as leis do país.

O legislador reproduz e propagada a cultura de opressão contra a mulher. Este senhor tira o foco da discussão política e entra no campo da ofensa pessoal com o intuito de desqualificar a manifestante, usando sexismo como meio de intimidação. Quando os argumentos não podem ser minimamente fundamentados, sejam nos aspectos legais ou políticos, costumeiramente a classe política masculina recorre ao expediente machista de fazer ofensas pessoais como meio de desacreditar a voz feminina que esta incomodando. 

As formas como o machismo é utilizado nas tribunas, nos tribunais, nos palanques e outros, são variadas, pode ser de forma dissimulada, escrachada – como no caso abordado aqui – perniciosa, sutil – como no caso da deputada federal  Manuela D’avila (vídeo abaixo) – no entanto, a raiz do problema é a mesma, o desrespeito com que são tratadas as mulheres, estejam elas em pé de igualdade com o agressor, subordinadas a eles ou eles subordinados a elas. Apesar da Deputada ser líder do seu partido, PCdo B, não escapou de ter sido alvo de machismo. Manuela foi vítima de uma grosseira tentativa de desqualificação de seu discurso e acusações (caso Siemens e Alstom), através da fala de Duarte Nogueira, ruralista, líder da bancada do PSDB.


A competência feminina sempre esta sendo colocada a prova ou questionada, quando se trata de política – proclamado reduto masculino – o machismo se torna ainda mais contundente. Ingressar na carreira política e manter-se nela é um desafio quase intransponível para classe feminina, embora tenhamos uma mulher na presidência. A eleição da Dilma simbolicamente representou um grande avanço na inserção da mulher na estrutura política do Estado, entretanto, não representou efetivamente um processo de reversão do machismo institucional. As políticas para as mulheres estão sendo negligenciadas e a cultura sexista não esta sendo combatida sequer nas instituições governamentais.

O percentual de mulheres no Poder Legislativo em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal) é um dos principais parâmetros utilizados pela comunidade internacional para identificar as limitações impostas pela questão do gênero em cada país. No caso brasileiro, a sofrível representatividade das mulheres ocupando vagas no Legislativo e o lento avanço em direção a uma situação mais igualitária vem sendo criticada por organismos internacionais. Mesmo que o país tenha eleito uma presidenta, o parâmetro utilizado mundialmente para medir o nível de participação política das mulheres coloca o Brasil em último lugar na América Latina. Considerando que a atual bancada feminina na Câmara Federal representa apenas 8,77% do total da Casa – 45 deputadas – e no Senado há 12 senadoras dentre os 81 lugares, o Brasil ocupa o 142º lugar nesse ranking, ficando atrás de países como Afeganistão, Iraque, Timor Leste, Moçambique e Angola. Luciana Lima Agência Brasil. 

A baixa representatividade reforça a ideia de que os espaços de discussão política são clubes masculinos, onde mulheres hipoteticamente não deveriam entrar, conforme ressalta Altemar em sua fala sobre a câmara “É um lugar público, não é uma zona, um cabaré não”. Pelo entendimento do vereador a participação da manifestante e sua constante inquietação degradaria a imagem da câmara. Entretanto, o vereador não entende que seu salário é pago pelo povo – inclusive, e principalmente, pelos manifestantes – como também as despesas com todo o aparelho estatal. Portanto, quando o vereador desrespeita uma manifestante, que esta representando o povo em sua insatisfação, e o faz de forma a atingi-la em sua condição de mulher, ele desrespeita a todas as outras mulheres que assim como ela pretende ter sua, voz, dignidade e reputação respeitadas. 

Não aceitamos que declarações machistas como essas sejam propagadas impunemente. O senhor em questão, faltou com o decoro, foi leviano e ofensivo. Por se tratar de pessoa pública, deveria ter um mínimo de discernimento ao realizar qualquer declaração. Não se devem julgar as atitudes de Iara, já que o legislador tinha mecanismos pra coibir os excessos da manifestante. Ele teria a justiça, a segurança da câmara e até a polícia para barra-la e ou puni-la caso houvesse necessidade. 

Conclamo as organizações feministas, e o apoio das entidades da educação, a redigirem uma carta de repúdio as declarações de Altemar para ser lida durante sessão na Câmara de vereadores de Montes Claros.  

Sem comentários: