quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sobre a nota de esclarecimento TV Cidade




Além da nota não se desculpar com a vítima, a família e a sociedade, ainda tenta distorcer os fatos. A criança não só foi identificada como as cenas veiculadas foram utilizadas como combustível para lincharem virtualmente a garota e sua família. A ganância da emissora (em busca de alguns minutos de audiência) foi tamanha que não se deu sequer ao trabalho de borrar as imagens que pudessem de alguma forma identificar a garota, embora a emissora diga o contrário os rostos dos pais foram exibidos e a casa também e a garota também. 


Não é aceito o argumento de que as imagens seriam utilizadas para auxiliar na punição do suspeito, porque não cabe ao espectador de programas policiais punir criminosos, e os dirigentes do programa sabem disso. Pelo contrario, a função primordial desses programas policialescos é exploração da miséria humana, seja através da incitação a violência, quando expõem as imagens de vítimas ou de supostos bandidos, ou através da criminalização dos jovens da periferia, sempre alvo das famigeradas reportagens.  Tudo isso feito em nome da promoção do medo e do preconceito dirigido ao povo das comunidades. 

Enquanto a família da criança se sentia desamparada pelo Estado, seja através do conhecimento do descaso nas instituições policiais ou pelo descrédito na justiça, os diretores sabiam como explorar o desejo por justiça dessa família, como também das implicações da exposição da situação que envolvia a menor. E mesmo assim ignoraram ilegalidade da veiculação das cenas e o impacto sobre a vida da garota, família e à própria comunidade. Enquanto o movimento da família no sentido de clamar por justiça a imprensa foi movido por um sentimento inconsciente, a exposição da garota pelas TV’s denota um ato irresponsável e deliberado, sem conotações humanitárias, visando tão somente a espetacularização da violência. 

Lamento profundamente a cultura do pão e circo e o lançamento de pessoas à arena dos leões (abutres). No entanto, o que mais me entristece é que esse tipo de espetáculo promova a eleição de meia dúzia de indivíduos que vive da exploração das mazelas humanas.

Sem comentários: