domingo, 2 de março de 2014

I Fórum Dialogando as Violações aos Direitos Femininos.







Em alusão ao dia 08 de Março, mulheres que trabalham com as questões de gênero no Município de Independência, realizaram essa semana um fórum pra debater a violência contra a mulher. Com o compromisso de construir estratégias de combate à violência, repensar a atenção à mulher em situação de violência e alinhar as estratégias de combate às violações aos seus direitos, foi realizado no último dia 27 o I Fórum Dialogando as Violações aos Direitos Femininos.

Durante o evento foi debatido a violência de gênero, o tráfico e aliciamento de mulheres para a exploração sexual durante a copa e outros impactos que deverão ser enfrentados nesse período, tais como o desfinanciamento da Secretaria de Políticas para as mulheres e as arbitrárias remoções para implementação das obras nos entornos dos estádios e de mobilidade urbana. As discussões foram divididas em quatro eixos, a partir da análise de 4 recentes casos de violência contra a mulher, o assassinato da professora e militante feminista, Sandra Fernandes, assédio sexual e ameaças a uma adolescente de 15 anos, a prostituição e o aumento da exploração durante a copa, além do estupro de uma jovem em pleno Aeroporto de Boa Viagem, casos bastante expressivo do grande desafio enfrentado na construção de uma cultura de promoção à igualdade de gênero não só no município de Independência como em todo o país.

O Fórum reuniu profissionais, comunidade local e especialistas para debaterem e  encontrarem soluções consensuais para o enfrentamento à problemática da violência. O resultado dos debates foi a construção de um documento, Carta Compromisso, que será útil aos servidores, dirigentes e outros, na facilitação de suas atividades ou na implementação de novos meios de trabalhar a violência contra a mulher. 

Além da Carta compromisso outros encaminhamentos foram retirados desse encontro, a saber: construção de um ato em alusão ao 08 de Março, Dia internacional da Mulher, o  envio da Carta Compromisso às entidades que trabalham com o tema, Como CREAS, CRAS, conselhos, delegacias e outros para que possam avaliar se poderiam aderir aos compromissos inscrito nesta e para sugerir que possam realizar o levantamento dos casos de violência e construir dados estatísticos sobre a realidade do município quanto aos conflitos de gênero. Além disso, pretende-se enviar a Carta Compromisso às autoridades locais para efetivar a cobrança da implementação da Lei Maria da Penha, realizar a solicitação da construção de um calendário de campanhas e de trabalhos pela igualdade de gênero nas escolas, associações e comunidades em geral. Ainda ficou encaminhado que, por ocasião do trabalho que a igreja católica já está realizando durante a campanha da fraternidade de 2014, que traz como tema o tráfico humano, propuséssemos parceria para estar promovendo esse debate com a comunidade eclesial de base.

O I Fórum Dialogando as Violações aos Direitos Femininos ocorreu dia 27de fevereiro, iniciando Às 8:00 da manhã com um Coffe breack . Rosa Gonsalves, realizou a abertura do evento expondo sobre a necessidade de construção daquele momento. Em seguida Ana Eufrázio, abriu os trabalhos com a problematização do fórum apresentando a palestra Contextualização da situação da mulher no Estado. Após a palestra, a partir de grupos de debate, foram trabalhados os 04 eixos. Seguindo a programação as equipes apresentaram oralmente suas propostas de estratégias de combate a violência de gênero e promoção da igualdade. O material elaborado pelas 4 equipes formaram o conjunto que deu origem a carta compromisso. 

O encerramento do fórum ocorreu com a leitura da Carta Compromisso e anuência de todos os presentes à redação final e a ratificação do compromisso, assumido por cada participante, de divulgar e cumprir as estratégias elencadas na Carta.


Organização

  •        Rosa Gonçalves: professora, sindicalista, Integrante da Rede Mulheres Amarc/Brasil e da Rede de Mulheres em Comunicação.
  • Doraci: representante do coletivo de mulheres Trabalhadoras do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Independência.

  • Fátima Melo: representante da Federação das Entidades Comunitárias de Independência

  • Aparecida Gonçalves: representante da Associação Comunitária radiodifusão ACORDI

  • Nilcilene Oliveira: representante Associação Pedra Lisa.


Facilitadora

  • Ana Eufrázio: blogueira, integrante do Núcleo de Apoio a Pessoas em Situação de Violência Doméstica e Familiar – NAVI/UECE, militante do movimento feminista Rosa Luxemburgo e integrante do Movimento Mulheres em Luta. 















 Fotos em: Porronca

Sem comentários: