sábado, 8 de março de 2014

08 de março, dia internacional de luta



Hoje, dia Internacional da mulher, não termos o que comemorar, pelo contrário, é um dia de luta, marcado por profundas reflexões; que sociedade queremos, que sociedade estamos construindo, qual a dimensão da dívida que o Estado, enquanto instância repressora e opressora, tem conosco mulheres, de que maneira se pode trabalhar para a construção de uma cultura de igualdade de gênero, de que forma contribuímos para a manutenção desse sistema opressor, como romper a cultura da tolerância com a violência à mulher? São muitas perguntas. Algumas delas difíceis de responder, outras de fáceis resposta e solução. 

Mas de uma refelxão, especialmente hoje, não podemos fugir; o que leva o homem agredir violentamente sua companheira e até lhe tirar a vida? 

Precisamos refletir bem sobre isso hoje, amanhã, depois de amanhã.... e sempre, a cada uma hora e meia, intervalo médio entre a ocorrência de um assassinato e outro que são cometidos diariamente contra nós mulheres, somando, ao final de cada dia, são 15 feminicídios, que interrompem vidas de meninas, adolescentes ou recém saídas desta fase, mulheres jovens, mães de famílias e até avós, deixando órfãs crianças, amigos e até mães (que muitas vezes tem nas filhas sua fonte de sustento).

O assassinato é expressão maior da violência, mas, a cada agressão com palavras grosseiras, com gestos obscenos, com empurrões, com cerceamento da nossa liberdade, com a usurpação da nossa sexualidade, com cada lesão do nosso corpo, com controle das nossas finanças ou supressão do direito de assistência econômica, com cada frase dita com o intuito de ferir nossa dignidade, cada ato que nos viole no faz morrer um pouquinho, perder o brilho e a vontade de viver. E a cada companheira violada ou morta morremos todas nós um pouco.

É em homenagem à algumas delas, que foram retratadas durante a construção desse blog, que dedico a reflexão de hoje e a nossa luta enquanto feministas."Nossa luta é todo dia"
Na manhã de terça-feira, dia 23 de abril, foi enterrado corpo de Hirome Sato de 57 anos, morta por estrangulamento em seu apartamento pelo seu companheiro, o advogado Sérgio Brasil Gadelha, de 74 anos, que confessou ter cometido o crime por conta de ciúmes. Outro crime brutal vitimou uma adolescente de 17 anos na cidade de Iguatú, interior do Ceará. O corpo da jovem, Keyla Cibela Queiroz foi encontrado num lixão, na saída da cidade por uma catadora de lixo. A jovem estava desaparecida a mais de dois dias. Yaslan Moreira da Silva, companheiro da vitima, com quem tinha um filho de 9 meses e um relacionamento de mais de dois anos, confessou ter matado a jovem com uma martelada na cabeça, em seguida,  ter envolvido seu corpo em sacos plásticos e desovado no lixão. 

Corpo da adolescente Tayná Adriane da Silva, de 14 anos, foi encontrado nesta quinta-feira, após prisão de quatro funcionários de um parque de diversões em Colombo, região metropolitana de Curitiba, Paraná. Três dos presos confessaram terem estuprado e matado a adolescente Tayná. 

Nesta segunda feira (12) mais uma mulher entra para as estatísticas da violência. Sandra Helena Queiroz, doméstcia, 42 anos, foi morta a tiros numa parada de ônibus da Avenida Dedé Brasil, no bairro Serrinha, em Fortaleza. O suspeito de ter cometido o crime é o ex-marido da vítima, que estaria inconformado com fim do relacionamento. 
 
Adolescentes africanas são trazidas de seus países para o Brasil para participarem de esquema de prostituição.  De acordo com César Rosati, Folha de S. Paulo, o esquema de exploração sexual seria liderado por uma máfia de origem europeia. As vítimas de exploração seriam adolescentes africanas, com idades entre 16 e 17 anos, fugitivas de países em guerra e estariam sendo prostituídas em São Paulo. Esquema de exploração sexual de adolescentes africanas seria liderado por máfia de origem europeia

Uma diarista de 44 anos foi estuprada e morta com requintes de crueldade. Carmita Andrade, mãe de quatro filhos, teria saído para se divertir na periferia de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Após passar por vários bares na companhia de conhecidos ela teria desaparecido já pelo final da tarde do último sábado.  A vítima foi encontrada sem vida, seminua com as calças arriadas, jogada dentro do esgoto, num córrego em uma favela.

Laudo aponta que a jovem Aline Moreira, 18 anos, encontrada morta último dia 1º, sofreu violência sexual. A polícia investigava seu desaparecimento desde o dia 27 de setembro, após pegar carona com o namorado da mãe. Seu corpo foi encontrado nu e em estado de decomposição a 40 quilômetros de Rio Negro, região metropolitana de Curitiba (PR).  Aline teria pego uma carona, com a namorado de sua mãe, para ir de Mafra (SC) à capital paranaense e desde então não tinha mais sido vista. 

Nos últimos dias tem circulado na internet um vídeo íntimo onde aparece uma garota fazendo sexo oral com o “namorado”, perguntando pra ele se *gostaria de fazer sexo anal,  e fazendo um sinal de ok. (*As palavras usadas na pergunta, durante a gravação, não serão reproduzidas neste texto pois não estão condizentes com a política do blog) 

O suplente de vereador, ex-vereador de Fortaleza e atual chefe de gabinete do prefeito de Madalena, Francisco das Chagas Filho (PTdoB), de 47 anos, assassinou  a facadas sua ex-mulher,  Andreia Jucá Terceiro, de 39 anos, com quem estava casada a mais de 18 anos e tinha 3 filhos. O crime aconteceu na tarde de ontem, 13 de outubro, no apartamento dela, no bairro Rodolfo Teófilo.  O assassino Francisco, que na Câmara Municipal adotou o nome Alan Terceiro, foi autuado em flagrante por homicídio qualificado. O inquérito corre no 34º distrito. Suplente de vereador assassinaex-mulher.

Thamiris luta por ver punido namorado que expos fotos intimas suas na internet. A coragem de Thamiris em expor sua dor é enorme e a batalha que vai ter de enfrentar é longa e o resultado incerto. Além da Via Crucis que enfrentará com a polícia, pois o caso foi denunciado, a ela continua exposta a julgamentos e xingamentos, promovidos principalmente pelos parentes do Kristian. 

A Polícia Militar (PM) procura por um homem suspeito de ter assassinado a esposa a tiros, na tarde desta quarta-feira (20), na comunidade de Cruz das Almas, no bairro Penha, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Ele seria músico e conhecido pelo apelido de 'Baiano'. Segundo a polícia, o filho de três anos teria presenciado a morte da mãe e contado tudo para um vizinho. 

Giana Laura Fabi foi encontrada enforcada em Veranópolis (a 176 km de Porto Alegre). A polícia suspeita que ela que tenha se suicidado depois de descobrir que uma foto sua, seminua, foi publicada na internet. A família informou à polícia, na tarde desta terça-feira (19), que a causa do suicídio pode ter sido o compartilhamento da foto. A menina foi encontrada morta, enforcada com um cordão de seda, na última quinta-feira (14).

Infelizmente Júlia não suportou a vergonha de ter sua intimidade exposta na internet e resolveu acabar com a própria vida, se enforcando com o fio de sua prancha de cabelo. A polícia de Parnaíba ainda investiga o caso.

Suzane continua lutando pela vida, mas não apenas por sua própria. Integrante de diversos grupos feministas e ativista pela igualdade de gênero, Suzane Jardim pode ser comparada à garota paquistanesa Malala. 

Na madrugada desta segunda-feira, 9, vazou foto onde a estudante Carol Portaluppi, conhecida por ser filha do ex-jogador Renato Gaúcho, aparece nua. Na imagem, Carol aparece apenas segurando um copo de bebida completamente nua, exceto por curativos nos seios, que poderiam ser da cirurgia para a inserção de silicone realizada em setembro

Na tarde de sexta-feira, dia 13, um homem de 70 anos foi preso em flagrante pela acusação de estupro contra a própria sobrinha de apenas oito anos de idade. O crime aconteceu no Sítio Boa Esperança, Distrito do Arajara, em Barbalha. 

 
Uma travesti de 50 anos foi executada com tiros na cabeça e pernas, nessa terça-feira (14), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A vítima estava em um ponto de prostituição do bairro São Benedito e a autoria e motivações do crime são desconhecidas.

 
Uma menina de 09 anos, de iniciais V.I.G.S. foi estuprada pelo vizinho que realizava uma obra na casa da vítima. O agressor era um pedreiro amigo da família da vitima, Francisco Farias de 40 anos. O caso foi encaminhado ao 24º distrito em Pacatuba.

Ainda dia 1º uma estudante de 24 anos, Nívea Araújo, foi jogada do terraço de sua casa supostamente pelo ex-noivo, Leonardo Carvalho de Oliveira. Durante a tarde de ontem o corpo de Janaina da Silva Evangelista, de 25 anos, foi enterrado em São Paulo. Ela foi morta pelo próprio noivo no Jardim Oratório, em Mauá, na Grande São Paulo, na noite da última segunda-feira. Sandro Sales Silva teria matado a noiva, Janaína, após uma briga causada por ciúmes. Alessandra Alcântara Isaac, de 21 anos, sofreu uma tentativa de assassinato no Shopping Tijuca, Zona Norte do Rio. Alessandra foi esfaqueada nas costas (foram seis facadas) enquanto aguardava o shopping abrir. Mesmo ferida a vítima conseguiu informar aos policiais militares que fora agredida pelo ex-namorado, Pierre Alexandre Inácio da Silva, de 40 anos. Durante a tarde de ontem o corpo de Janaina da Silva Evangelista, de 25 anos, foi enterrado em São Paulo. Ela foi morta pelo próprio noivo no Jardim Oratório, em Mauá, na Grande São Paulo, na noite da última segunda-feira. Sandro Sales Silva teria matado a noiva, Janaína, após uma briga causada por ciúmes.

Eu só queria ajuda... para não morrer numa poça do meu próprio sangue no chão da cozinha. Sou grata por toda a ajuda... preocupação... e o que a humanidade tem mostrado para mim. O depoimento foi escrito por Susann Stacy, de Kentucky, nos Estados Unidos, que foi brutalmente atacada pelo marido. 

 
Uma adolescente indiana sofreu dois estupros coletivos em ataques separados e depois morreu queimada viva, reavivando os protestos contra este tipo de crime na cidade de Calcutá e na capital, informou a polícia nesta quinta-feira. A menina de 16 anos foi primeiramente atacada em 26 de outubro e novamente no dia seguinte por um grupo de mais de seis homens perto da casa de sua família na cidade de Madhyagram, 25 km ao norte de Calcutá. 

Sandra Lúcia Fernandes, que foi morta covardemente a facadas por seu namorado, Marcos Aurélio Barbosa da Silva. Sandra era professora, feminista, militante ativa no Sindicato dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e no Movimento Mulheres em Luta (MML).


Sem comentários: