terça-feira, 17 de março de 2015

O meu lugar de fala



Resultado de imagem para imagens anti racismoAntes de me envolver no movimento feminista eu tinha a tendência de querer tomar para mim o protagonismo de todas as lutas. Eu achava que podia escrever e falar sobre racismo. Eu achava que poderia lutar lado a lado com a mulher negra contra o racismo e o machismo. Eu achava que eu poderia falar sobre o quanto o racismo tinha impacto na vida da mulher negra. Mas, como mulher não negra, eu não tinha a menor ideia de que não sabia muita coisa sobre racismo e, por consequência, não sabia nada sobre a opressão que a mulher negra sofre.

Resultado de imagem para imagens anti racismoE somente convivendo com mulheres negras e as ouvindo eu acabei compreendendo que não, eu não tenho a exata dimensão do que é ser uma mulher negra. Não. Eu não sei o que é viver como uma mulher negra e nunca vou saber. Eu nunca vou compreender exatamente o que é sofrer racismo ou como é crescer e ter de conviver com a sensação de não ter a aparência socialmente aceita...

Resultado de imagem para imagens anti racismoEu fico imensamente feliz por ter encontrado mulheres que me fizeram compreender que por mais revoltante, sem sentido, escroto eu achasse o racismo eu não saberia muito sobre racismo. Eu não sei nada sobre racismo simplesmente porque eu nunca sofri racismo.
Resultado de imagem para imagens anti racismo
Eu posso me indignar com atitudes racistas, com declarações racistas eu posso colaborar com a luta contra o racismo, mas jamais achar que eu posso ser protagonista nesse movimento porque eu, enquanto mulher não negra, faço parte do problema. O racismo, quer eu queira, quer eu não queira, me beneficia. E inevitavelmente, em algum momento, eu vou usar do privilégio de ter minha aparência socialmente aceita. 
Resultado de imagem para imagens anti racismoPorque perceber essas questões é tão importante? Para que eu não tome o lugar de fala da pessoa negra, para que eu não tente roubar o seu protagonismo.  Como sempre coloca Lia Keller (feminista negra).

Há lugares em que o negro necessita ter voz porque a sociedade estruturalmente o silencia. É muito bom ter um espaço alertando para a luta do negro, mas é bem mais coerente se esse espaço fosse construído através da voz do próprio negro. As falas feitas por nós mesmos, entende? Nós lutamos muito por lugar na sociedade que nos oprime, por isso ter voz é tão importante. Lia Keller.
Resultado de imagem para imagens anti racismo
Eu acreditava que tinha voz dentro do movimento negro. Morei na favela um bom tempo e minha avó era negra. Por isso eu achava que era negra e que doía em mim o racismo. Não dói. Não dói porque eu nunca deixei de fazer coisa alguma por conta do tom da minha pele, por conta do meu cabelo. Nunca precisei arriscar minha saúde, como minha avó fazia, com produtos para alisar meu cabelo para adequá-lo as exigências culturais ou da mídia. Nunca precisei me esforçar para ser socialmente aceita ou para não parecer suspeita. Eu concluí o ensino médio, a faculdade e a pós-graduação. Casei e sempre cumpri com todos os meus objetivos.
Então, conversando com Verônica sobre isso ela me colocou o seguinte:
Resultado de imagem para imagens anti racismo 
Nos EUA a politica de identidade étnica diverge um pouco da daqui do Brasil, lá levam mais em conta ascendência, genética do que cor de pele propriamente dita. Aqui no Brasil, ascendência conta nos negros de pele clara, tidos pardos, mas mesmo assim ainda a leitura é feita por cor de pele, o colorismo, quanto mais a pessoa se aproxima do padrão eurocentrado, mais privilégios ela terá comparado ao negro de pele escura. Comparada ao branco essa pessoa será tolerada, porém não aceita porque é mais escurinha, mais "moreninha". Então aqui no Brasil a leitura de identidade étnica é feita especialmente por cor de pele. Uma pessoa que tenha passibilidade branca será lida como branca e por isso não poderá se identificar com a etnia negra, porque se fosse ver no de sentir eu também poderia me sentir branca e ninguém poderia me questionar.” Verônca Martz (Feminista negra interseccional).

Resultado de imagem para imagens anti racismo
Portanto, reconheço todos os meus privilégios. E por isso, sei que não tenho fala dentro do movimento negro. Mas, essa compreensão só foi possível depois de ouvir as companheiras negras e os companheiros negros.  Particularmente, um relato me fez perceber o quanto o racismo é perverso e o quanto eu não sabia sobre ele. 

Resultado de imagem para imagens anti racismoNuma certa ocasião, enquanto eu “dava aulas” sobre como o racismo influência negativamente as vidas de negras e negros uma pessoa me revelou que em certa ocasião não quis me acompanhar numa visita à loja de um shopping de alto padrão da minha cidade porque ela se sentia vigiada e, me confessou chorando, que noutra ocasião, quando aceitou o meu convite, ficava pegando na minha mão para que as pessoas não achassem que ela iria roubar alguma coisa. Eu chorei muito por isso. Nunca havia imaginado que isso acontecia com essa pessoa. 
Resultado de imagem para imagens anti racismoDepois de ouvir esse relato eu finalmente compreendi que não sabia nada de racismo e foi a partir dele que eu percebi que as diferenças no nosso tom de pele fazia toda a diferença. E que, somente por isso, eu era socialmente aceita e essa pessoa não. Foi a partir daí que eu percebi que não podia me auto declarar negra só porque mina avó era negra. Porque ser negra ou negro não diz respeito só a visão que temos sobre nós mesmas, nos diz muito mais sobre como as pessoas nos veem e as experiências no nosso cotidiano.
Resultado de imagem para imagens anti racismoÉ exatamente aí que a gente percebe o quanto é importante a vivência para agregar ao movimento. É muito importante a identidade, claro. É importante perceber a qual cultura se é pertencente, onde é sua origem. Mas para ter propriedade no movimento só mesmo quem sente na pele esse tipo de situação. É triste demais passar por isso. Eu mesma não fui atendida em lojas, porque preto é logo associado a pobre. Por ser mulher sou um pouco menos visada em relação em relação á roubo, mas o peso principalmente aparece em relação á cabelo, ao corpo. É muito dolorido saber histórias como a dessa pessoa próxima a você, e não só por acontecer com ela, mas porque essa história se repete muitas e muitas vezes. Mulher negra é feia, é pobre. Homem negro é ladrão, marginal. E isso não é esfregado nas nossas caras uma vez ou outra, é praticamente todas as vezes que pisamos para fora de casa. Muito, muito importante mesmo que as pessoas tenham consciência de que não sente isso tudo na pele, que não passa o que passamos no cotidiano, e finalmente reconhece o seu lugar.Lia Keller.

Sem comentários: