quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mulher objeto





Nunca o termo “mulher objeto” fez tanto sentido. Hoje foi publicado no site Extra que o delegado Fábio Cardoso, titular da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), chegou a conclusão de que Cícera Alves de Sena, a Amanda de Bueno, de 29, a funkeira, teria sido assassinada por Milton Severiano Vieira, o Miltinho da Van, de 32 anos. Segundo o delegado ela teria sido morta por “motivos passionais”. O acusado, que se encontra preso preventivamente pelo crime, foi transferido, nesta segunda-feira, para o Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Entenda o caso:
Principal suspeito da morte é o marido da dançarinaNo dia seguinte ao noivado do casal, a dançarina disse ter duas revelações do seu passado para fazer ao companheiro. Durante a conversa, Amanda contou que havia trabalhado na boate de strip-tease Império e que fora condenada por tentar matar uma colega, dentro do estabelecimento, na cidade de Taguatinga, em Brasília.Extra.
Assassino de dançarina de funk foi preso ao capotar com o carro na Via Dutra
Reprodução Extra - Thiago Lontra

Se o ex-noivo não aceitou o passado de Amanda muito menos a sociedade a perdoou por ter sido dançarina de boate striptease, vejam o nível dos comentários feitos no site que publicou a notícia:
“Quem procura acha. Gostam de tirar os outros pra bobo. Acaba nisso aí.”
“Na Boa Andar Como Uma Mulher Desse Naipe a Tiracolo é Se Garantir Muito ou Gostar de Ser Traído !!!”
“Essa senhora pelo que sabemos sobre ela péssimo caráter. Irá fazer Muita falta em nossa sociedade.”
“Eu sei que nada justifica um assassinato, mas a figura não era santa e gente com estilo de vida que ela lavava não pode e nunca seria boa coisa numa sociedade de gente honesta e familiar. Ela se foi e deixou uma sociedade mais tranquila e sem estes exemplos lamentáveis de mulheres de mulheres artificiais e desprezíveis....”
 “Seria mais produtivo noticiar um tolete de bost4 descendo na descarga do que a morte de funkeiro(a).”
“Não era ‘flor que se cheirasse’.... não foi à toa que se envolveu com o cara que a matou. Tudo farinha do mesmo saco.”
Amanda e Miltinho, entre amigos, num momento de lazerAmanda está sendo julgada, por ser mulher e funkeira, nada além disso. Poucas pessoas mencionaram a tentativa de homicídio que cometeu, um crime que de fato é relevante. Mas é claro, eram garotas que trabalhavam num ambiente que, segundo alguns, era de prostituição. Eram “prostitutas” que estavam se matando e isso pouco importa. O que importa mesmo é a “honra” de um indivíduo extremamente violento.  Segundo essas pessoas ela mereceu morrer porque não era uma garota de família, por não ser uma mulher “direita” e que tentou enganar um homem. Por esses motivos, de acordo com os comentários, ela mereceu ser brutalmente assassinada. É esse destino reservado a mulheres que não se comportam de acordo com essa moral conservadora da nossa sociedade.
Amanda Bueno morreu na tarde desta quinta-feira (Foto: Reprodução/Facebook)Mas, Amanda é só mais um objeto como todas as outras mulheres que tem suas vidas a disposição da satisfação das vontades masculinas. Vejam o nível de crueldade dessa cultura machista sobre a mulher: Márcia Xavier de Lima, de 21 anos, grávida de dois meses, foi assassinada pelo companheiro somente porque se negou a fazer o jantar.
Grávida de dois meses, Márcia foi encontrada morta com um golpe de faca dentro de casa, na cidade de Eirunepé, no interior do Amazonas. De acordo com a Polícia Civil ela foi assassinada pelo próprio marido, José Anderson da Silva de Souza, de 24, que tentou fugiu após o crime. Ainda segundo a polícia, o suspeito teria matado a esposa porque ela não quis fazer o jantar. Ele foi autuado por feminicídio.
José Anderson fugiu do local do crime, mas foi capturado pela políciaO crime aconteceu no início da manhã da última segunda-feira. Segundo informações da polícia os vizinhos, que ouviram as ameaças à mulher, ainda chamaram a polícia. No entanto, quando chegaram ao local Márcia já estava sem vida. Felizmente o assassino preso ainda quando tentava fugir.

Esse tipo de crime ocorre porque, enquanto sociedade, somos coniventes com os agressores assassinos de mulheres. Numa sociedade machista estamos quase todos do lado do agressor, o premiamos com a impunidade. Sempre culpamos a vítima pela violência cometida contra ela. Somos tolerantes com a violência contra a mulher.




1 comentário:

Anónimo disse...

francamente...sem querer justificar nada...mas nós pouco iremos progredir se nós nos fazemos de objetos sexuais.